“Robôs” conseguem escrever textos e já são usados como jornalistas nos EUA

A ficção tem heróis jornalistas, com Peter Parket, o Spiderman

Um blog no site da revista Forbes, mantido pela Narrative Science, está chamando atenção da mídia mundial porque tem divulgado análises de ações negociadas nas bolsas americanas escritas por um software de inteligência artificial. Esses textos não são facilmente diferenciados daqueles produzidos por humanos, informou a Exame.

O blog da Narrative Science entrou no ar em outubro do ano passado e vem se tornando um exemplo de sistemas de inteligência artificial que já produzem notícias esportivas, matérias sobre restaurantes e análises de desempenho de candidatos à presidência americana.

Robôs-jornalistas são novidade: Clark Kent era o Superman, o mais famoso super-herói

Os “robôs” escrevem notícias e relatórios. Porém, os textos são produzidos a partir de uma estrutura fixa, sempre baseados em dados numéricos ou textos. O software analisa as informações disponíveis e determina o que é importante, transformando isso em texto seguindo fórmulas já existentes.

O trecho do blog da Forbes, por exemplo, que diz: “…Os analistas esperam que a Consolidated Edison apresente ganhos de $1,04 por ação, 7,2% mais do que um ano atrás, quando ela apresentou ganho de $0,97 por ação. Nos últimos três meses, a estimativa do mercado subiu de $1,03. Os analistas projetam ganhos de $3,75 por ação para o ano fiscal” foi produzido por um software. (Com Portal Imprensa)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s