Avianca Brasil atrai passageiros não cobrando por refeições

Contra a maré das companhias aéreas, a empresa também oferece entretenimento e lugares mais espaçosos gratuitamente

Contra a maré das companhias aéreas, a empresa também oferece entretenimento e lugares mais espaçosos gratuitamente

São Paulo – A comida grátis das companhias aéreas, uma vítima de cortes de custos por anos, está fazendo um retorno na Avianca Brasil, que corteja passageiros não cobrando por refeições, entretenimento e lugares mais espaçosos. Focar-se no serviço nas cabines somente de classe econômica da Avianca Brasil atrai os que viajam a negócios e ajuda a companhia a vender mais assentos por jato do que seus rivais domésticos, disse o presidente José Efromovich.

A demanda é tão forte que o nível de 82 por cento de ocupação de assentos deste ano pode ser sustentado mesmo com o incremento de 30 por cento no número de assentos que trarão novos aviões de maior tamanho em 2014, disse Efromovich. “A única forma em que poderíamos fazê-lo é oferecendo algo diferente”, disse Efromovich, de 58 anos, em uma entrevista no escritório da Bloomberg em São Paulo, em 20 de novembro. “Trouxemos a comida de volta para os aviões no Brasil. Os viajantes brasileiros já tinham perdido o costume, então estamos oferecendo um produto diferente”.

A comida gratuita e outros confortos opõem-se à prática da indústria de vender benefícios na classe econômica para gerar receita. A expansão da Avianca Brasil também se contrapõe aos ajustes na Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA e na Tam, do Latam Airlines Group SA, as maiores companhias aéreas do País, depois que a demanda de viagens caiu após uma expansão das frotas na última década.

Efromovich disse que o Ebitda da companhia em 2013 será positivo pela primeira vez desde que a recuperação começou em 2008 sob a propriedade do Synergy Group Corp., a empresa dirigida por seu irmão, o investidor brasileiro Germán Efromovich. Ele não deu detalhes além de dizer que com base nisso, as margens seriam menores a 5 por cento.

Participação no mercado – A Avianca Brasil chegou à quarta posição no mercado doméstico segundo o tráfego, com 7,1 por cento neste ano até setembro, conforme a Anac, a agência reguladora da aviação no Brasil. Isso a deixa atrás de 40 por cento da TAM, 35 por cento da Gol e 17 por cento da Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA e sua unidade Trip.

As refeições gratuitas para os que voam na classe econômica começaram a desaparecer junto com outros benefícios nas últimas duas décadas porque as companhias aéreas procuraram reduzir custos e aumentar a receita.

“À medida que as maiores e mais bem-sucedidas linhas aéreas eliminaram cada vez mais conforto para o passageiro, criou-se uma lacuna que companhias menores e mais inovadoras estão começando a preencher”, disse por e-mail Alan Bender, professor de aeronáutica na Universidade Aeronáutica Embry-Riddle em Daytona Beach, Florida. “Algumas das melhores companhias aéreas do mundo estão fazendo exatamente o mesmo que a Avianca Brasil”.

Os 12 Airbus SAS A320 que serão entregues à Avianca Brasil no ano que vem substituirão um número igual de jatos Fokker 100, mantendo a frota da linha aérea em 34 aviões, disse Efromovich. A capacidade de transporte aumentará porque os A320 têm assentos para 162 passageiros frente a cem nos Fokkers, de duas décadas de antiguidade.

“Não é imprudente” – “Não é um crescimento imprudente”, disse o diretor financeiro da Avianca, Frederico Pedreira. A companhia não está enchendo o mercado de aviões “como um recém-chegado maluco”. Os rendimentos, ou a taxa média por quilômetro, são maiores do que os dos maiores concorrentes da companhia, disse Pedreira, que não quis dar mais detalhes.

A nova capacidade da Avianca Brasil será bem-vinda, disse Pedreira. Efromovich disse que os aviões lotados obrigam alguns passageiros a escolherem outras companhias.  “Temos mais clientes que gostariam de voar conosco”, disse Efromovich. Os voos “estão sempre cheios”. (Christiana Sciaudone, da Bloomberg)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s