Genoino renuncia a mandato de deputado

Brasília – O deputado federal José Genoino (PT-SP) renunciou nesta terça-feira ao mandato, disse a jornalistas o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).  Genoino cumpre pena em regime semiaberto depois de ser condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, esquema de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Genoino, que era presidente do PT à época do escândalo, havia assumido uma vaga de parlamentar como suplente no início do ano.  A Câmara dos Deputados estudava como proceder no caso de Genoino, que poderia ter o mandato cassado por causa de sua condenação no Supremo.

Genoino, que era presidente do PT à época do escândalo, havia assumido vaga de parlamentar como suplente no início do ano

Genoino, que era presidente do PT à época do escândalo, havia assumido vaga de parlamentar como suplente no início do ano

“Antes de a Mesa (Diretora) tomar a decisão de iniciar o processo, quando estava contabilizando os votos… nos chega às mãos um documento renúncia ao mandato do deputado Genoino”, disse Alves aos jornalistas. Ele acrescentou que o documento foi levado pelo vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR). O presidente da Casa disse que a renúncia deve ser lida ainda nesta terça e publicada na quarta-feira.

O parlamentar, que recentemente passou por cirurgia no coração, havia pedido aposentadoria por invalidez junto à Câmara, e seus advogados também requisitam à Justiça que ele cumpra prisão domiciliar por conta de seus problemas cardíacos. O agora ex-deputado ainda recorre da condenação por formação de quadrilha junto ao STF, já que obteve pelo menos quatro votos pela absolvição neste crime e por isso tem direito aos chamados embargos infringentes, que podem rever a decisão da Corte. (Reuters)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s