Cineasta chinês de ‘Lanternas Vermelhas’ é multado por ter filhos demais

Este caso coincide com a decisão do governo chinês de flexibilizar a política do filho único, autorizando alguns casais a terem dois filhos, quando um dos pais for filho único.

Este caso coincide com a decisão do governo chinês de flexibilizar a política do filho único, autorizando alguns casais a terem dois filhos, quando um dos pais for filho único.

O cineasta chinês Zhang Yimou foi multado em 7,45 milhões de iuanes (aproximadamente R$ 2,8 milhões) por não ter respeitado a norma do filho único, anunciaram autoridades chinesas nesta quinta (9). O valor da multa foi calculado em função da renda de Zhang, que em dezembro de 2013 reconheceu ter violado a norma de controle de natalidade chinesa e pediu desculpas.

O diretor de “Lanternas Vermelhas” tem dois filhos e uma filha com sua esposa atual, além de uma filha com sua primeira mulher. O cineasta, de 62 anos, é um das principais personalidades culturais da China e simpatizante do regime. Participou de grandes cerimônias oficiais, como o aniversário de 60 anos da Revolução Chinesa, em 2009, e a cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

“Zhang deseja expressar suas sinceras desculpas ao público pela repercussão negativa deste assunto”, segundo um comunicado de sua produtora. O caso começou em maio passado, quando a imprensa chinesa acusou o diretor de ter tido ao menos sete filhos com mulheres diferentes.

Nesta quinta, depois de uma investigação de mais de seis meses, as autoridades de Binghu, cidade do leste da China onde mora a esposa de Zhang, confirmaram que o cineasta havia “violado as regras de planificação familiar ao ter três filhos”.

Este caso coincide com a decisão do governo chinês de flexibilizar a política do filho único, autorizando alguns casais a terem dois filhos, quando um dos pais for filho único. (AFP)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s