Vídeo multiétnico da Coca-Cola não agradou alguns americanos

Frame do comercial It's Beautiful, campanha da Coca-Cola no Super Bowl: vídeo nacionalista escolheu destacar diversidade e gerou uma reção negativa inesperada

Frame do comercial It’s Beautiful, campanha da Coca-Cola no Super Bowl: vídeo nacionalista escolheu destacar diversidade e gerou uma reção negativa inesperada

São Paulo – Na noite de ontem, no badalado intervalo do Super Bowl, a Coca-Cola veiculou pela primeira vez sua nova campanha It’s Beautiful. O comercial defende que os Estados Unidos são um belo país, assinando com a hashtag #AmericaIsBeautiful, mas por causa das pessoas que o fazem assim.

O vídeo mostra cenas com famílias de diversas etnias, e tem músicas cantadas em espanhol, árabe, hindu, francês, mandarim e hebraico.

Por ir além da cartilha básica encontrada em campanhas nacionalistas, o anúncio ganhou reconhecimento, e foi eleito por especialistas como um dos melhores comerciais exibidos na final do futebol americano em 2014. No entanto, a recepção para o vídeo nas redes sociais não foi de toda amigável.

Parte dos usuários usaram seus perfis para defender que o vídeo deveria ter sido feito apenas em inglês, e que a escolha descaracterizaria os Estados Unidos. Alguns chegaram a ameaçar trocar a marca pela rival Pepsi como forma de punição. A página da marca no Facebook também se tornou cenário para queixas. O teor das mensagens pode ser visto abaixo:

Tuíte_Coca_cola

Até agora, nem a Coca-Cola nem a agência responsável pelo vídeo, a Wieden & Kennedy, pronunciaram-se oficialmente sobre o assunto, ainda que a imprensa americana tenha se dedicado a entender os motivos da reação negativa.

Em artigo na revista Time, o crítico de TV James Poniewozik relembrou a diversidade americana, defendendo que o inglês não é a única língua na rotina de um país tão plural. “Trazemos conosco nossas línguas nativas e as compartilhamos, fazendo desse país um lugar melhor e mais forte”, resumiu. (Mirela Portugal, Exame.com)

Assista ao vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s