Indiano é novo presidente da Microsoft

O indiano Satya Nadella, de 46 anos, é novo presidente-executivo da Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Ele será o terceiro a ocupar a cadeira, após o fundador Bill Gates e Steve Ballmer, que anunciou a saída da companhia em 2013. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), e põe fim a uma busca que já durava mais de cinco meses. Nadella nasceu em Hyderabad, na Índia – onde a Microsoft tem seu maior centro de pesquisa fora dos Estados Unidos –, é casado e tem três filhos.

“Durante este período de transformação, não há ninguém melhor para liderar a Microsoft do que Satya Nadella”, disse Gates, em comunicado. “Satya é um líder comprovado com fortes habilidades de engenharia, visão de negócios e habilidade para unir as pessoas. Sua visão de como a tecnologia será usada e experimentada por todo o mundo é exatamente o que a Microsoft precisa neste momento em que a companhia entra em seu novo capítulo de expansão da inovação de produtos e do crescimento”.

Satya Nadella, na Microsoft desde 1992, liderou transição da companhia para computação em nuvem

Satya Nadella, na Microsoft desde 1992, liderou transição da companhia para computação em nuvem

Executivo liderou transição para computação em nuvem – Nadella está na Microsoft há 22 anos e liderou a transição da companhia para o sistema de computação em nuvem, com o desenvolvimento da infraestrutura necessária para fornecer serviços como o buscador Bing, a plataforma de jogos Xbox e o utilitário Office. Em seu comunicado, o novo presidente indica que continuará a apostar nas possibilidades da computação em nuvem e nos dispositivos móveis.

“A oportunidade à frente vai exigir que nós reimaginemos muito do que já fizemos no passado com vistas a um mundo móvel e com a nuvem em primeiro lugar”, afirma Nadella. “[Muitas companhias] aspiram a mudar a mundo. Mas muito poucas têm todos os elementos necessários: talento, recursos e perservença. A Microsoft provou que tem todos esses em abundância”, conclui o executivo.

Gates, que ocupava o cargo de presidente do conselho de diretores, passa agora a ser consultor de tecnologia do órgão. Seu lugar será assumido por John Thompson. O anúncio do novo presidente-executivo também abre caminho para que Steve Ballmer, que ainda integra o conselho diretivo da empresa, efetive sua aposentadoria. A nota divulgada pela empresa, entretanto, não informa a data de sua saída.

Office impulsiona resultado –  A Microsoft passa por um momento de expansão nas vendas, que cresceram 14% no segundo trimestre fiscal de 2013 – período do último balanço disponível –, para US$ 24,5 bilhões. O avanço foi impulsionado pelo pacote Office por empresas, pelo console XBox e pelo tablet Surface.

No período, o lucro da companhia cresceu 3%, para US$ 6,6, acima do que era esperado pelo mercado. A divulgação do resultado, em meados de janeiro, fez as ações da companhias subirem quase 4% no aftermarket (após o fechamento). (iG e Agência Reteurs)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s