Documentário retrata vida e obra de Dom Aquino Corrêa

Filme de curta-metragem do diretor Duflair Magri Barradas será lançado nesta terça-feira (11), às 19 horas, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC)

Filme de curta-metragem do diretor Duflair Magri Barradas será lançado nesta terça-feira (11), às 19 horas, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC)


As realizações de Dom Aquino Corrêa [*Cuiabá (MT)-02/04/1885 – +São Paulo (SP) – 22/03/1956] como religioso, poeta e estadista estão no foco do documentário Dom Aquino Corrêa – O Poeta da Espera -, dirigido por Duflair Magri Barradas. O filme de curta-metragem tem 16 minutos de duração e terá exibição aberta ao público nesta terça-feira (11), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), em Cuiabá.

A obra recebeu patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em 2013 será utilizada pelo governo estadual como ferramenta de pesquisa em escolas, instituições e espaços públicos. O MISC está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico.

Dom Aquino Corrêa nasceu Francisco de Aquino Corrêa. Foi arcebispo de Cuiabá e governante de Mato Grosso. Também foi poeta e escritor sendo o primeiro mato-grossense a pertencer à Academia Brasileira de Letras, em 1926, o quarto da cadeira de nº 34. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Era filho do casal Antônio Tomás de Aquino e Maria de Aleluia Guadie-Ley Corrêa. Cedo revelou o amor aos estudos e vocação religiosa. Iniciou os estudos no Colégio São Sebastião e depois no Seminário da Conceição. Depois passou a frequentar o Liceu Salesiano de São Gonçalo, onde recebeu o grau de bacharel em humanidades.
Em 1902 ingressou no Noviciado dos Padres Salesianos de D. Bosco, em Cuiabá, sendo ordenando sacerdote em 1903. No ano seguinte seguiu para Roma, onde matriculou-se, simultaneamente, na Universidade Gregoriana e na Academia São Tomás de Aquino, vindo a concluir o doutorado em Teologia, em 1908. Em 17 de janeiro de 1909, já tendo recebido todas as Ordens Menores e Maiores, foi ordenado presbítero.

De volta ao Brasil, foi nomeado diretor do Liceu Salesiano de Cuiabá, cargo que desempenhou até 1914, quando foi designado, pelo Pio X, para titular do Bispado de Prusíade e Auxiliar do Arcebispo da Diocese de Cuiabá, cargo em que foi investido em 1º de janeiro de 1915, aos 29 anos, sendo o mais moço entre todos os bispos do mundo.

Serviço:
Pauta: Lançamento do documentário “Dom Aquino Corrêa – O Poeta da Esperança
Dia: 11/02/2014 – Terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s