Android e iPhone foram 93,8% dos aparelhos vendidos em 2013

Relatório do IDC sobre 2013 diz que ano fechou com mais de um bilhão de smartphones vendidos, recorde histórico

Relatório do IDC sobre 2013 diz que ano fechou com mais de um bilhão de smartphones vendidos, recorde histórico

São Paulo – Foram vendidos mais de um bilhão de smartphones em 2013. Deles, 93,8% foram iPhones e aparelhos rodando Android. Os números são parte do relatório da IDC, o Worldwide Mobile Phone Tracker. Com a última atualização divulgada hoje, ele faz o balanço final do ano de 2013. Mesmo com a marca histórica de mais de um bilhão de smartphones vendidos em um ano, nem todos podem cantar vitória.

O grande vencedor em 2013, sem sombra de dúvidas, foram o Google e sistema operacional Android. Ele estava presente em 78,6% dos aparelhos vendidos no mundo, chegando à marca de 793,6 milhões de unidades vendidas em um ano. Se comparado com o volume de vendas de 2012, o aumento foi de 58,7%.

Em seguida vem a Apple, que perdeu de vez a briga contra o Android. Foram 153,4 milhões de unidades vendidas, um aumento de 18,7% em comparação a 2012. Vale lembrar que 2013 foi o ano em que a Apple escolheu competir no mercado com mais de um aparelho. O iPhone 5c foi uma versão mais barata apresentada em setembro pela empresa.

De resto, BlackBerry e a categoria “outros” (com sistemas de menor expressão) viram quedas. Por otro lado, quem passa a respirar um pouco é a Microsoft com o crescimento do Windows Phone. Foi o WP, inclusive, quem teve o maior aumento percentual entre 2012 e 2013. O crescimento no volume de vendas foi de 90,9%, totalizando 33,4 milhões de unidades vendidas rodando o sistema da Microsoft.

Os mais vendidos – De acordo com os dados da IDC, os aparelhos mais comprados no mundo foram aqueles de valor mais baixo. “Em 2013, nós vimos que aparelhos custando menos de 200 dólares aumentaram 42,6% em vendas, ou seja, foram 460 milhões vendidos”, afirma Ryan Reith, diretor do projeto da IDC. De maneira geral, o cenário foi positivo para o mercado. Em 2013, o volume de vendas aumentou em 39,2% em comparação a 2012.

iPhone_Smartphone

A IDC, no entanto, prevê desaceleração no mercado para os próximos anos. Afirmam que o tempo de crescimento de dois dígitos para esse mercado deve durar apenas mais alguns anos, apesar de não especificar quantos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s