“Na Web 3.0, a informação passa a ter a intervenção direta do usuário”

3.04

Profissionais discutem novos formatos de conteúdo e publicidade no meio digital. Produtos do iG, como o iGlr e o Último Segundo, e parceiros do portal como o Webspectator, são destacados como exemplos da inovação promovida pela Web 3.0

A busca pela interação entre internautas e conteúdo editorial é cada vez maior. Isso facilita a vida dos usuários de internet, já que pode adaptar a navegação ao perfil do usuário, melhorando o aproveitamento do seu tempo. Por outro lado, garante a receita de publicidade dos distribuidores de conteúdo ao melhorar a demonstração de resultado aos anunciantes. Este foi um dos temas do evento Proxxima, promovido nestas terça-feira (6) e quarta-feira (7) pelo “Meio & Mensagem”, em São Paulo.

Com o mote “Comece o dia com a Web 3.0”, o presidente da Realtime Corporation, Rafael Mora, e o CEO e presidente do iG, João Fervença, deram exemplos dessas mudanças promovidas pela chamada Web 3.0 – a possibilidade de aprofundar a capacidade de interatividade e intervenção dos usuários no conteúdo que consome na rede. “A Web 3.0 já é realidade no Brasil”, afirmou Mora.

Uma das ferramentas atualmente ancoradas neste conceito é o canal de notícias do iG Último Segundo, que desde 2013 passou a estabelecer novos critérios para exibição e organização do conteúdo na internet. “A informação deixa de ser exposta pelas opções editoriais e passa a ter uma intervenção direta do usuário — as mais lidas, as mais comentadas e as recomendadas pelo padrão de utilização pessoal”, explica Fervença.

Quem participou do evento nesta quarta-feira também teve a oportunidade de conhecer outros produtos tecnológicos do grupo Realtime Corporation, do qual o iG faz parte. Produtos como o iGlr, hoje maior agregador de blogs do País – já são cerca de 850 blogs cadastrados distribuídos em 50 categorias de temas. O iGlr oferece a possibilidade de acompanhar, num só lugar, seus blogs de preferencias, com navegação rápida, simples e interativa.

“Muito brevemente o iG vai dispor de aplicações móveis para melhorar a assiduidade destes dois canais”, comenta Fervença. Outra ferramenta apresentada foi o Vitacare, que agiliza a rotina de usuários de serviços de saúde, adiantando ao paciente sua senha na espera antes mesmo de chegar ao local de atendimento.

A rentabilização da publicidade

Para os anunciantes, a ferramenta Webspectator garante a entrega de publicidade ofertada, com contagem do tempo de visualização dos usuários. Com foco no mercado de conteúdo, o Babblr oferece uma plataforma de bate-papo que permite o compartilhamento direto de conteúdo multimídia, sem passagem por qualquer rede social.

“Esta é a primeira vez que quem produz conteúdo vai poder monetizar a publicidade completamente”, ressalta RafaelMora. Quem tem o hábito de compartilhar conteúdos sabe das dificuldades de rede que o Brasil ainda enfrenta. O VMS, aplicativo de upload de vídeos, garante o compartilhamento de vídeos mesmo com o sinal em GPRS.

“Nós sabemos que nem sempre há uma conexão 3G disponível em todo o País.O VMS garante a publicação em três cliques, independentemente da banda”, explica Mora. Com cerca de 2 mil visitantes e 750 profissionais inscritos, o evento Proxxima reúne convidados nacionais e internacionais para debater as principais questões do mercado de mídias digitais. Um dos temas centrais do debate é a usabilidade da audiência e os melhores caminhos para atingir efetivamente esse público de internet.

“Estamos todos aprendendo ainda como fazer isso”, aponta Pyr Marcondes, diretor do Proxxima. Na manhã desta quarta-feira, segundo e último dia de evento, já passaram pelo palco Jean Lin, diretora-presidente da Isobar, e Geof Ramsey, diretor-presidente do eMarketer. (iG)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s