Exército suspende Constituição na Tailândia

O exército da Tailândia suspendeu a Constituição do país após assumir o poder por meio de um golpe

 

Soldado tailandês

Soldado tailandês

Bangcoc – O exército da Tailândia suspendeu nesta quinta-feira a Constituição do país após assumir o poder por meio de um golpe de Estado.

A Tailândia vive uma crise política originada por oito meses de protestos antigovernamentais, nos quais morreram 28 pessoas.

Os militares, que mantêm retidos vários membros do governo, também declararam toque de recolher em toda Tailândia e começaram a desalojar os acampamentos dos manifestantes a favor e contra o governo em vários pontos de Bangcoc.

O chefe do Exército, Prayuth Chan-Ocha, tomou o poder após declarar fracassada uma reunião entre membros do Executivo interino e opositores para buscar uma solução para a crise.

Prayuth dissolveu o governo interino e assumiu o poder como chefe do conselho que comandará o país de forma provisório.

A Constituição suspensa foi redigida pelos militares em 2007, um ano após o golpe de Estado contra Thaksin Shinawatra.

O exército assumiu o papel de mediador após declarar na terça-feira lei marcial em todo o país para prevenir uma explosão de violência após meses de protestos antigovernamentais.

Os manifestantes antigovernamentais exigem uma reforma do sistema político, que consideram corrupto, e propõem a criação de um conselho não eleito para implementar mudanças antes da realização de uma votação.

A Tailândia vive uma grave crise desde o golpe de Estado que derrubou em 2006 o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, acusado pelos opositores de comandar o governo do exílio.

Os “camisas vermelhas”, seguidores de Thaksin, ameaçaram intensificar os protestos em Bangcoc se o exército tomasse o poder e o governo interino caísse.

Os militares já tramaram 19 golpes de Estado no país, 12 deles bem sucedidos, desde o fim da monarquia absolutista em 1932.

Fonte: Exame

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s