Twitter cresce na Ásia em meio à desaceleração global

São Francisco – Em dificuldades para somar novos usuários com a rapidez de antes, a Twitter Inc. foi alvo de uma previsão ameaçadora da empresa de pesquisas EMarketer Inc.: sua porcentagem de crescimento nos EUA cairá para um dígito no ano que vem. Contudo, há um lado positivo nos dados: a Ásia.

Enquanto o número de usuários do Twitter nos EUA subirá 12 por cento neste ano, segundo estimativa, a EMarketer projeta um incremento de 34 por cento na Ásia.Até 2018, a expectativa é que o crescimento na região diminua para 15 por cento, embora superando, ainda, o crescimento médio global, de 11 por cento, reportou o site Bloomberg.com em seu blog Global Tech.

Enquanto o número de usuários nos EUA subirá 12%, segundo estimativa, é projetado um incremento de 34% na Ásia

Enquanto o número de usuários nos EUA subirá 12%, segundo estimativa, é projetado um incremento de 34% na Ásia

O número de usuários do serviço de microblog na região Ásia-Pacífico já eclipsa aqueles da América do Norte e da Europa Ocidental. E a porcentagem da Ásia sobre o total de usuários do Twitter só aumentará.

A expectativa é que a Índia, terceiro maior mercado do Twitter, cresça 57 por cento neste ano, enquanto a Indonésia, o quarto maior, terá um incremento de 62 por cento, segundo a EMarketer.

Os pesquisadores nem sequer incluem dados da China, onde o serviço é bloqueado pelo governo, embora algumas pessoas o acessem assim mesmo. O Japão, segundo maior mercado do Twitter, deverá ter um incremento de 17 por cento neste ano.

O recém-eleito primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, usou o Twitter e outras redes sociais para ajudar a derrubar a duradoura dinastia Nehru-Gandhi. O opositor, Rahul Gandhi, não tinha conta no Twitter.

Resultado da eleição

Modi, que tem 4,4 milhões de seguidores no Twitter, publicou selfies da campanha e anunciou sua vitória em uma mensagem que foi retuitada 69.000 vezes.

“A Índia venceu. Dias bons pela frente”, escreveu Modi aos seus seguidores em um post no Twitter depois que a divulgação do resultado oficial, em 16 de maio, mostrou que seu partido, o Bharatiya Janata, conseguiu uma vitória arrasadora sobre o Partido do Congresso, liderado pela dinastia Gandhi.

A Índia tem estimados 205 milhões de usuários de internet, segundo Arnab Mitra, diretor-geral da LIQVD Asia, uma empresa de publicidade digital.

Considerando onde está somando usuários, a Twitter Inc. precisa começar a lucrar fora dos EUA, disse a EMarketer. A empresa com sede em São Francisco ainda está trabalhando para expandir suas ações de vendas no exterior, começando pela ativação do acesso ao seu produto de publicidade self-service, disse o CEO Dick Costolo em uma teleconferência com investidores, no mês passado.

A fatia de usuários do Twitter de fora dos EUA foi de 78 por cento no primeiro trimestre, mas apenas 28 por cento da receita da empresa veio de fontes internacionais, segundo a companhia.

Enquanto isso, o crescimento do total de usuários vem desacelerando. No mês passado, a Twitter Inc. disse que as adesões no primeiro trimestre subiram 25 por cento em relação ao ano anterior, para 255 milhões, uma queda na comparação aos 30 por cento de crescimento registrados no período anterior. As informações são da Sarah Frier, da Bloomberg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s