Cuiabá tem apoio de 1,6 mil homens da Força Nacional na Copa

Efetivo à disposição do estado vai atuar de 11 a 26 de junho

Efetivo à disposição do estado vai atuar de 11 a 26 de junho

Rio de Janeiro – Sede de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo 2014, Cuiabá vai receber o apoio de 1,6 mil homens da Força Nacional de Segurança. Desse total, 1,1 mil vieram da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e o restante já atua no estado de Mato Grosso. O efetivo à disposição do estado vai atuar de 11 a 26 de junho.

A Secretaria de Segurança de Mato Grosso informou que os cerca de 10 mil agentes de segurança do estado vão trabalhar direta ou indiretamente na Copa, mas que 2,5 mil profissionais da segurança pública foram capacitados exclusivamente para o evento em 23 áreas.

Os cursos abarcaram temas como combate à exploração sexual, gerenciamento de crise e relacionamento com a mídia, bombas e explosivos, inteligência, sistema de comando de incidentes, policiamento turístico e uso diferenciado da força. Haverá reforço também da segurança na fronteira com a Bolívia.

Um ponto de atendimento para estrangeiros foi instalado no centro de Cuiabá, com uma equipe formada por delegados, investigadores e escrivães com conhecimento em língua estrangeira. Ainda segundo a secretaria, um guia de Segurança Pública – em português, inglês e espanhol – estará disponível nos sites das instituições de segurança pública e da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Nele, é possível obter telefones úteis, informações sobre o que fazer em caso de extravio de documentos e dicas de segurança. A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso também disponibiliza pela Delegacia Virtual o registro de boletim de ocorrência em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Cuiabá será palco das disputas entre as seleções do Chile e da Austrália, em 13 de junho, e da Rússia e da Coreia do Sul, em 17 de junho. O jogo entre a Nigéria e a Bósnia e Herzegovina será realizado em 21 de junho. Japão e Colômbia se enfrentam em 24 de junho. (Flavia Vilella, da Agência Brasil)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s