Atividade do comércio cresceu 0,8% em maio, diz Serasa

São Paulo – O movimento dos consumidores nas lojas do país subiu 0,8% em maio na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira.

O dado indica uma desaceleração, já que em abril ante março a atividade havia crescido 1,6%. Na comparação do mês passado com maio de 2013 houve uma elevação no movimento dos consumidores no comércio de 5,2%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, o indicador registra alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa elevação, de acordo com a pesquisa, foi liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,7%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,5%) e material de construção (alta de 4,4%)

Para os economistas da Serasa Experian, apesar de um cenário de crescimento, o encarecimento do crédito, a alta da inflação e uma menor confiança dos consumidores têm determinado um movimento mais fraco da atividade varejista neste ano de 2014.

“No acumulado de janeiro a maio do ano passado, o ritmo de expansão do varejo havia sido de 9,6% (contra 4,1% no mesmo período deste ano,)”, afirmaram, em nota. (Carla Araújo, do Estadão)

Encarecimento do crédito, alta da inflação e menor confiança dos consumidores têm determinado um movimento mais fraco da atividade varejista neste ano de 2014

Encarecimento do crédito, alta da inflação e menor confiança dos consumidores têm determinado um movimento mais fraco da atividade varejista neste ano de 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s