Copa 2014: saiba por que seu vizinho pode gritar gol antes de você

 

Atraso do sinal digital em relação ao analógico pode estragar surpresas em partidas da Copa

Atraso do sinal digital em relação ao analógico pode estragar surpresas em partidas da Copa

A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12) e, com ela, ressurge um problema que incomodou muita gente na Copa de 2010: o atraso na transmissão das imagens. Na última Copa, muita gente que tinha acabado de comprar uma TV novinha ficou decepcionada quando o vizinho com a velha TV de tubo gritou gol alguns segundos antes. Esse problema deve se repetir esse ano, ainda que em menor escala, já que nesses quatro anos muitos brasileiros já passaram a ver TV com sinal digital.

O atraso na transmissão de imagens ocorre porque a transmissão digital requer um processamento de dados a mais na TV e nas estações de transmissão, etapa desnecessária na transmissão analógica. Na TV analógica, a diferença entre a transmissão e a recepção da imagem é de cerca de 3 segundos. Na TV digital, esse intervalo pode chegar a 5 segundos ou mais. Por isso, quem ainda vê TV com sinal analógico vai gritar gol antes, ainda que a imagem não seja tão boa quanto a do sinal digital.

É importante ressaltar que o atraso, conhecido também como “delay”, não depende do tipo de TV. É possível receber sinal digital em um antigo aparelho de tubo, usando um conversor digital. Inversamente, também é possível receber o sinal analógico em uma TV moderna, usando uma antena analógica.

Em prédios antigos, a antena coletiva costuma ser analógica. Por isso, se você mora em prédio e quer gritar gol antes do vizinho, pode ser uma boa ideia conectar o velho cabo da antena do prédio na TV e torcer para que a qualidade da imagem analógica seja ao menos razoável.

Caso não tenha acesso a um sinal analógico, é melhor optar por ver os jogos por meio da TV aberta com sinal digital. A velocidade da transmissão por meio de TVs a cabo depende também da infraestrutura do provedor, e muita gente que assina TV a cabo conhece bem o problema de falta de sinal quando há chuvas fortes.

A internet fica atrás de todos os outros meios quando o assunto é ver os jogos da Copa. Além de todo o processamento da transmissão, há o processo de distribuição das imagens na rede. Por isso, a internet é o meio menos indicado para quem quer acompanhar os jogos da Copa ao vivo.

Quem realmente quer ser o primeiro a viver a emoção do gol nos jogos da Copa deve optar pelo bom e velho radinho de pilha. No rádio analógico, a diferença entre a transmissão e a recepção de áudio é de apenas 1 segundo. (iG)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s