CIA tinha plano de comercializar bonecos de Osama Bin Laden

Em 2005, agência americana desenvolveu protótipo de um boneco "demoníaco" de Bin Laden, que seria distribuído para dissuadir crianças e famílias de gostar dele

Em 2005, agência americana desenvolveu protótipo de um boneco “demoníaco” de Bin Laden, que seria distribuído para dissuadir crianças e famílias de gostar dele

São Paulo – A CIA tinha planos de produzir e comercializar bonecos de brinquedo de Osama Bin Laden no Paquistão. A descoberta é do jornal The Washington Post, que obteve imagens dos protótipos do boneco. O projeto, secreto, teve início em 2005. Mas foi abandonado e mantido em segredo até agora.

A pintura da face do boneco de Bin Laden era de uma tinta solúvel com o calor, que revelava uma nova pintura por baixo, “demoníaca”. A ideia era clara: mostrar para as crianças e famílias no Paquistão o que havia “por baixo” do rosto comum de Bin Laden. Com isso, queriam impedir a popularidade crescente da Al Qaeda na região.

O codinome do projeto era “Devil Eyes”, ou “Olhos Demoníacos”. O boneco tinha cerca de 30 centímetros. A pintura vermelha com traços pretos da face de Bin Laden é muito similar ao personagem Darth Maul, do filme Star Wars Episódio I.

O Washington Post descobriu o boneco ao conversar com algumas fontes diretamente envolvidas com o projeto, que aceitaram falar sob condição de anonimato. Mas um nome é conhecido: Donald Levine, responsável por desenhar e criar o boneco. Ele é responsável, também, pelo brinquedo extretamente popular G.I. Joe, um boneco de ação de guerra.

Levine foi contratado porque tinha longa experiência com brinquedos e, também, porque tinha muitos contatos na China, onde os bonecos eram feitos. Ele morreu em maio desse ano, aos 86 anos, de câncer. Ao jornal americano, a família de Levine respondeu: “Don Levine era um patriota dedicado, um orgulhoso veterano da Guerra da Coreia. Quando foi chamado, se sentiu honrado por ajudar o nosso país”.

Bonecos

Cerca de algumas centenas foram realmente produzidos e enviados a Karachi, no Paquistão, em 2006, segundo fontes do Post. A CIA disse que o projeto foi descontinuado ainda na fase do protótipo. Segundo Ryan Trapani, porta-voz da CIA, apenas três bonecos foram realmente finalizados.

Eles foram mostrados aos superiores, que acabaram desistindo da ideia. (Guilherme Dearo, de Exame.com)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s