Empresários têm mais confiança na mídia impressa, aponta estudo

 

Jornais impressos são classificados como os veículos mais confiáveis por 81% dos executivos, seguidos por rádios (71%) e revistas (68%).

Jornais impressos são classificados como os veículos mais confiáveis por 81% dos executivos, seguidos por rádios (71%) e revistas (68%).

O Instituto Máquina de Pesquisa, do Grupo Máquina PR, divulgou em junho o resultado da pesquisa “Impacto das Mídias 2014”. O estudo, que entrevistou mais de 200 empresários brasileiros entre abril e maio deste ano, concluiu que a fonte de informação preferida dos executivos continua sendo o meio impresso, apesar do crescimento das redes sociais.

De acordo com os dados, 96% dos entrevistados acessam redes sociais, com destaque para o Facebook e para o LinkedIn. Apesar disso, apenas 7% manifestaram “confiança elevada” nas informações disponíveis nessas mídias. Jornais impressos são classificados como os veículos mais confiáveis por 81% dos executivos, seguidos por rádios (71%) e revistas (68%).

Em pergunta aberta, sem opções de alternativas, o veículo escolhido como “favorito” pelos entrevistados foi o jornal Folha de S. Paulo, citado por 17% dos empresários. Em seguida vieram O Estado de S. Paulo (13%) e Valor Econômico (11%). Também de forma espontânea, a jornalista Miriam Leitão (O Globo) foi eleita como a colunista mais lida, seguida por Elio Gaspari (Folha e O Globo). Os blogs mais acessados são o de Lauro Jardim e Ricardo Noblat.

O “Jornal Nacional”, da Rede Globo, foi considerado pela pesquisa como o programa que mais influencia a opinião pública, citado por 35% dos entrevistados. A revista Veja e a Folha vêm logo depois. Entre as rádios, a CBN foi a emissora escolhida como a mais influente pelo meio empresarial.

“A velocidade com que circulam as informações de domínio público colocou as empresas em posição vulnerável ao mesmo tempo em que ampliou as oportunidades de atuação e relacionamento com o consumidor. Um estudo como este […] tem o mérito de colocar em relevo a opinião de parte expressiva do PIB brasileiro”, justifica o editorial da pesquisa, assinado por Maristela Mafei, fundadora do Grupo Máquina PR. A pesquisa completa pode ser acessada no link: https://www.dropbox.com/sh/zrgqrsjmq4mzr1x/AADeZsG9IFsnOBj88EiTf2SRa/Impacto%20das%20M%C3%ADdias.pdf

Fonte: Portal Imprensa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s