Festa de São Pedro será realizada neste fim de semana

A programação inicia no sábado (28), com baile popular, marcado para as 22h. Já no domingo (29) o dia começa com alvorada, queima de fogos e missa campal

A programação inicia no sábado (28), com baile popular, marcado para as 22h. Já no domingo (29) o dia começa com alvorada, queima de fogos e missa campal


Será realizada neste fim de semana a Festa do Peixe, em Bonsucesso uma das mais simpáticas comunidades de Várzea Grande. Realizada há 34 anos, a comemoração congrega ribeirinhos e visitantes numa homenagem a São Pedro (padroeiro dos pescadores).

O evento é realizado pela Associação de Pescadores de Bonsucesso e Associação de Presidente de Bairro, e conta com a parceria da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

A programação inicia no sábado (28), com baile popular, marcado para as 22h. Já no domingo (29) o dia começa com alvorada, queima de fogos e missa campal, corrida de canoa e apresentações culturais.

A Festa do Peixe de Bonsucesso já entrou para o calendário de eventos do Estado, e ao longo dos anos se transformou em uma grande atração turística para o município de Várzea Grande. Nesta edição são esperados cerca de 40 mil turistas, nos dois dias de festa.

De acordo com os organizadores, no dia de São Pedro serão preparadas 10 toneladas de peixe, e os turistas que forem participar da grande festa poderão saborear no almoço, o tradicional peixe frito e a ventrecha de pacu.

O secretário-adjunto de Cultura, Admilson Maciel, disse que a festa de São Pedro é um marco na cultura de Várzea Grande. “A comemoração em homenagem ao padroeiro dos pescadores vem passando de geração em geração e, mesmo nas temporadas de escassez do peixe nunca deixou de ser realizada. A festa é uma tradição e, por isso, conta com o nosso apoio”.

SÃO PEDRO

Festa de São Pedro celebra o dia do santo padroeiro dos pescadores na comunidade rural de Bonsucesso, em Várzea Grande

Festa de São Pedro celebra o dia do santo padroeiro dos pescadores na comunidade rural de Bonsucesso, em Várzea Grande

Festejado no dia 29 de junho, o apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu, onde para entrar, é necessário que o santo abra suas portas. Também é atribuída ao santo a responsabilidade de fazer chover.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, as tradicionais comemorações ao Dia de São Pedro são realizadas com grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. (Kátia Passos, Secom/PMVG)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s