Aécio usa vinhetas semelhantes às de Collor em 89

Programa do horário gratuito na TV de candidato do PSDB imita modelo adotado na campanha que elegeu alagoano presidente

Programa do horário gratuito na TV de candidato do PSDB imita modelo adotado na campanha que elegeu alagoano presidente

Rio – A vinheta utilizada em programas de televisão de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta diversas semelhanças com a utilizada, em 1989, na campanha de Fernando Collor de Mello, que venceria a disputa pelo Palácio do Planalto.

As duas têm como base a utilização de elementos nas cores verde e amarela que passeiam por diferentes cenários criados em computador. No caso de Fernando Collor, uma barra amarela e outra verde deslizam sobre trilhos de trem e passam por áreas rurais que exibem torres de eletricidade e de telecomunicações.

Surgem também placas que indicam prioridades de seu programa de governo. No fim do filme de 20 segundos, as duas barras são incorporadas ao nome do candidato e formam as duas letras “l” de “Collor”.

A vinheta que tem sido utilizada nos programas de Aécio é um pouco menor, dura 15 segundos. Nela, uma espécie de faixa verde e amarela transpassa imagens de um rio amazônico e de cidades como Rio, Belo Horizonte e Brasília.

Nas últimas imagens, as faixas entram em quadro separadas e formam a letra “A” de Aécio. As marcas dos nomes dos dois candidatos também utilizam as outras cores da bandeira nacional, o branco e o azul. No segundo turno das eleições de 1989, Collor insistia em dizer que suas cores eram o verde e o amarelo, e não o vermelho, então muito utilizado pelo PT de Lula, seu adversário.

Um músico e arranjador que prefere não se identificar notou também semelhanças na trilha sonora das vinhetas. Ambas têm arranjos triunfantes, apresentam elementos comuns, como uso de teclados eletrônicos e as chamadas “viradas de bateria” entre algumas frases musicais. Segundo ele, o tom é o mesmo, dó aior, o que, afirma, é de mais fácil assimilação. A campanha de Aécio afirmou que não iria comentar as semelhanças entre o material de campanha (O Dia)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s