76% dos internautas planejam comprar na Black Friday

Eletrônicos devem liderar compras na data de maior desconto, programada para a última sexta-feira de novembro, dia 28

Eletrônicos devem liderar compras na data de maior desconto, programada para a última sexta-feira de novembro, dia 28

Cerca de 76% dos internautas brasileiros pretendem comprar no dia em que o varejo oferece os maiores descontos do ano. O estudo Black Friday, realizado pela empresa de pesquisa Opinion Box e pelo portal Mundo do Marketing, indica que 62% dos entrevistados vão adquirir eletrônicos, 55% itens de informática e 50% eletrodomésticos.

Febre de consumo no ano passado, a Black Friday foi alvo de milhares de queixas de consumidores nos órgãos de defesa do consumidor. As principais reclamações apontavam que os descontos não ocorriam e, em muitos casos, os preços praticados no dia da promoção estavam acima do habitual.

Segundo a pesquisa, neste ano 95% vão monitorar o preço do que pretendem adquirir ao longo da semana e no dia em si. Pensando em 2014, dos que não pretendem participar da Black Friday, 42% desconfiam dos descontos oferecidos e 36% vão esperar as promoções após o Natal.

O perfil do consumidor consultado identificou que 41,4% das pessoas participantes do estudo já fizeram compras em uma Black Friday, enquanto 58,6% ainda não tiveram esta experiência. Entre as pessoas que já realizaram uma compra, 57% enfrentaram algum tipo de problema.

O gasto médio indicado por cerca de 40% dos entrevistados deve ficar acima de R$ 500, enquanto 17% reservarão entre R$ 401 e R$ 500 para fazer os pedidos e 15% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 300.

O estudo mostra que 58% vão deixar para comprar o produto que estão planejando por um preço mais barato na Black Friday, enquanto 47% vão comprar produtos em que notem oportunidade por estarem com um preço mais barato. Outros 38% vão aproveitar para comprar algo que estava desejando há bastante tempo e 27% anteciparão algo que comprariam no Natal deste ano.

A internet foi o canal escolhido por 75% dos que já participaram da promoção.

O levantamento online foi realizado com 1.016 internautas, sendo 50,8% homens e 49,2% mulheres de todas as regiões do Brasil. (iG/SP)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s