Homens compram roupas a cada 3 meses, diz levantamento

Segundo pesquisa, tipo de linha de roupa mais procurada é a masculina adulta, com 41,1% das citações

Segundo pesquisa, tipo de linha de roupa mais procurada é a masculina adulta, com 41,1% das citações

Os homens são destaque no Estudo do IEMI – Inteligência de Mercado realizado em setembro para verificar como se comporta o consumidor na hora de comprar vestuário no Brasil. Dentre os pesquisados de ambos os gêneros, 21,7% disseram comprar roupa todos os meses e 21,1%, a cada três meses. Os homens que as realizaram a cada 3 meses somaram 21,5%.

Perguntados sobre a linha de roupa adquirida na última compra, a mais comprada entre todos os entrevistados, foi a masculina adulta, com 41,1% das citações. Sobre a quantidade de peças compradas na última vez, percebe-se que a maioria dos entrevistados (26,1%) adquiriu três peças. Sobre o fato de estarem ou não acompanhados no momento da compra,46,9% desses consumidores alegaram que se encontravam sozinhos.

Entre os principais motivos alegados para realizarem suas compras de roupas, os consumidores apontaram: vontade de se sentir bonito e bem vestido (23,8%) e substituir uma peça antiga (18,9%). Com relação ao estilo do produto, ou seja, a imagem buscada no momento da compra, 23% dos entrevistados disseram procurar por uma peça básica.

Ao questionar-se o valor gasto na última compra realizada, os resultados indicam que 35,3% afirmaram ter despendido um montante que se encontra na faixa de R$ 76 a R$ 200.  Sobre o poder de compra desses consumidores, nota-se a presença de grande concentração na classe C (57,3%) e uma alta porcentagem de consumidores pertencentes à classe B (21,8%). A região Sudeste foi a que teve maior concentração de consumidores do País (48,2%).

A maioria dos entrevistados, 70,9%, informou que, em sua última compra, as peças de roupas eram destinadas ao próprio uso. O objetivo do estudo foi levantar a última compra realizada pelos entrevistados para analisar preferências, necessidades e motivações levadas em conta no momento da aquisição. Realizada em setembro, está baseada na última compra, e reflete principalmente o comportamento de consumidores durante os 11 meses antecedentes ao estudo, portanto dentro do período 2013/2014.

A elaboração do relatório do comportamento de compra do consumidor de vestuário se baseia em uma mostra de 1.710 respondentes compostos de forma proporcional entre homens (49,3%) e mulheres (50,7%). (iG)

 

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