Seminário Mato-grossense de Rádio terá debates e uma boa dose de humor

Além de palestras técnicas, novidades da radiodifusão e web rádio, o IV Seminário Mato-grossense do Rádio promete shows musicais e uma boa dose de humor

Além de palestras técnicas, novidades da radiodifusão e web rádio, o IV Seminário Mato-grossense do Rádio promete shows musicais e uma boa dose de humor. (Foto meramente ilustrativa)

 Com inscrições gratuitas, a IV edição do Seminário Mato-grossense do Rádio – Humor no Rádio – vai acontecer no dia 7 de novembro, Dia do Radialista, das 08h às 23h, no auditório Liu Arruda do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Sempre inovando nas temáticas, neste ano o tema principal é o Humor no Rádio.  Para um dos idealizadores do evento o jornalista e radialista, Jurandir Antonio, o Jura, o rádio tem uma função estratégica e a exerce com maestria: “Ele desperta a imaginação de quem está ouvindo”. Ele destaca a abrangência de caráter social por conta da linguagem direta, coloquial, persuasiva e intimista.

O evento vai reunir radialistas, acadêmicos de jornalismo, radialismo e publicidade, professores, profissionais da imprensa, de agências, empreendedores e demais amantes do Rádio para discutir sobre os caminhos da comunicação radiofônica, seja ela no modo tradicional ou nas mais recentes inovações criativas e tecnológicas. “Em comparação com os outros meios de comunicação, o rádio é o mais acessível economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda”, destaca Jura.

Realizado pelo Escritório do Rádio, o seminário prevê atividades específicas, palestras, mesa redonda, lançamentos de livros e CDs, exposições e debates envolvendo o veículo rádio, projeção de vídeos documentários.

Entre os palestrantes de renome nacional já confirmaram presença, Carlos Santa Rita, criador da “Turma do Zé Guela”, um dos melhores programas do humor do Brasil, veiculado em diversas emissoras do país; Ricardo Fadul Domingues, publicitário, produtor, professor e especialista em Web rádios e Rádios Internas voltadas para Endomarketing; Eduardo Cappia, engenheiro eletricista que vai falar sobre o processo de migração de emissoras AMs para a faixa FM e o delegado do Ministério das Comunicações em Mato Grosso, Ernesto Ideo Okano, além de outros nomes nacionais.

O seminário termina com a cerimônia de entrega do troféu ‘Nhô Boró’, a três importantes profissionais que muito contribuíram com o Rádio em Mato Grosso, seguido do show regional com Daniel de Paula, que faz da viola de cocho seu principal instrumento musical e o tradicional show nacional, desta vez com o cantor e humorista Dinho Machado.

Importantes parceiros apóiam a iniciativa do Escritório do Rádio como Assembleia Legislativa,  Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Empaer, além de outros colaboradores e voluntários.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no sitewww.mtviaradio.com.

Informações pelo email: seminariodoradio@gmail ou pelo telefone (65) 3624-9953.

 

PROGRAMAÇÃO DO IV SEMINÁRIO MATO-GROSSENSE DE RÁDIO

DIA 07 DE NOVEMBRO/14  –  CUIABÁ-MT

Auditório “Espaço Cultural Liu Arruda” no TCEMT

07:30 – Inscrições e entrega de crachás

08:00 – Solenidade de abertura do encontro

08:30 – Café da Roça (Oferecido pela EMPAER-MT)

08:50 – PALESTRA –  “O impacto do universo multimídia da internet no meio rádio  e seus reflexos no conteúdo da programação das emissoras de rádio”.
Conferencista –  Jornalista, Radialista, Professor Universitário e Pesquisador  Álvaro Bufarah Júnior  (SP).
Jornalista, radialista, professor universitário e pesquisador dos temas comunicação, rádio, jornalismo, internet e mídia sonora. Acumula passagens pela Radiobrás, A Voz da América, CBN/Globo e Rádio Capital. Atuou ainda como chefe de reportagem da Rádio Globo AM de São Paulo.
Mediador – Jornalista Onofre Ribeiro (MT)  Analista político e comentarista da Rádio Mix FM Cuiabá.
09:50 – Debate
10:20 – Intervalo
10:30 – MESA REDONDA – O Humor no Rádio 
Temas –“A História do Humor no Rádio Brasileiro – ontem e hoje”

 

Convidados
– Jornalista Gustavo Corrêa (RJ) É Radialista e jornalista. Trabalha como  sonoplasta, produtor de conteúdo, ator-humorista, operador de áudio, produtor de vinhetas e locutor. Atuou na Radiobrás – EBC – Rádio Nacional.  Produziu o documentário que conta a história do “Humor no Rádio Brasileiro”.
– Radialista Carlos Santa Rita (RJ)  Criador do site Clube de Apoio ao Rádio, que disponibiliza produtos para emissoras de rádio, entre eles um extraordinário acervo de efeitos sonoros, trilhas e músicas. Santa Rita produz e distribui ainda o humor sadio da turma do Zé Guela, criado especialmente para o rádio.

 

Moderador:
– Radialista Carlos Roberto Cardoso  (Mortadela) Web Rádio Estação TJ (Cuiabá-MT)
11:45  – Debate
12:15 – Intervalo para o almoço
14:15 – PALESTRA – A linguagem tradicional do Rádio no ciberespaço e a quebra do monopólio da transmissão de informação – Web Rádio e Rádios Corporativas.
Conferencista – Publicitário e professor Ricardo Fadul  (SP). Produtor de conteúdos segmentados para rádio e TV. Especialista na criação de rádios customizadas para Marketing e Branding Sonoro, Web rádios e Rádios Internas voltadas para Endomarketing. Criou web rádios e rádios corporativas, como a Rede Magazine Luiza e outras empresas em sete estados.


Mediadora 
– Professora Mariângela Sólla López – (UFMT/Cuiabá)
15:15 – DEBATE
15:45 – Intervalo para café
16:00 – MESA REDONDA –  A Migração do Rádio AM para FM
Tema –  Desafios, possibilidades e entraves do processo de migração do Rádio AM para FM no Brasil.

 

Convidados
– Engenheiro Eduardo Cappia (SP)  José Eduardo Marti Cappia é Engenheiro Eletricista  e Diretor da Empresa EMC –  Solução em Telecomunicações. É Líder do Comitê Técnico da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo – AESP e membro do Conselho Consultivo do Rádio Digital. Também é responsável pelos testes de migração do AM para o FM em São Paulo.
– Engenheiro Ernesto Hideo Okano (MT)  Delegado Regional do Ministério das Comunicações em Mato Grosso.
– Professor Engenheiro Alcides Teixeira (UFMT/Cuiabá)

 

Moderador:
– Engenheiro Eletricista Lucas Costa (MT)  –  Diretor da Empresa Sonare Engenharia
17:15 – Debate
17:50 – Intervalo para o jantar

 

Programação cultural do Seminário de Rádio
Auditório “Espaço Cultural Liu Arruda” no TCEMT
20:30 – Show Regional –  Lançamento do CD “Viola e Sentimento” do Cantor e compositor  Daniel de Paula – (Daniel da Viola de Cocho) Cuiabá- MT
Participação especial dos violeiros Júlio SantinMarcos Azevedo e Di Brandão (todos de São Paulo)
21:15 – Entrega do Troféu “Nhô Boró”

Aos três homenageados deste ano.
21: 30 – Show Nacional – Comédia standup “Um Gordinho e um Violão” – Humorista Dinho Machado (SP)

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.mtviaradio.com

Humor no Rádio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s