Fórum vai discutir a implantação do Memorial Rondon

A discussão é para saber a importância histórica do memorial

A discussão é para saber a importância histórica do memorial

A implantação do Memorial Rondon, no Distrito de Mimoso em Santo Antônio do Leverger, será debatida em fórum promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) nesta terça- feira (04.11), no Centro de Sustentabilidade do Sebrae.

No fórum, representantes da Sedtur, Secretaria de Cultura e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger, Associação dos Amigos de Rondon, entre outros, vão discutir a importância histórica do Memorial Rondon para Mato Grosso, o potencial turístico e cultural para a comunidade de Mimoso, novas concepções de museus no Brasil e modelos de gestão.

Além disso, o arquiteto e professor da UFMT José Afonso Portocarrero, autor do projeto do Memorial Rondon, vai falar sobre a concepção do projeto e as alterações que foram realizadas. Já a retomada da obra, valores e prazos serão detalhados pela equipe técnica da Secretaria de Turismo.

História

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 em uma cidadezinha do Mato Grosso chamada Mimoso, atual Santo Antônio do Leverger. Muito tempo depois, após ir para o Rio de Janeiro e seguir carreira militar, passou a ser conhecido, e muito, como Marechal Rondon. Dedicou a vida a cuidar dos índios, a explorar terras, melhorando sua comunicação através de linhas telegráficas, e a fazer o bem.

Por isso, recebeu inúmeras homenagens, dentre elas, a mudança do nome do Estado Guaporé para Rondônia e indicação para o Prêmio Nobel da Paz. Para mostrar isso mais claramente àqueles que não conhecem a fundo a história do sertanista e militar, foi erguida uma estrutura metálica circular sobre as águas de uma baía da cidade onde nasceu o Marechal. É lá que está localizado o Memorial que, ainda em obras, contará a trajetória de Cândido Rondon.

Evento: Fórum de Implantação do Memorial Rondon em Mimoso (Santo Antônio do Leverger/MT).
Data: 04/11/2014
Horário: 8 horas
Local: Centro de Sustentabilidade do Sebrae – Avenida Historiador Rubens de Mendonça nº 3.999, Centro Político Administrativo – CPA, Cuiabá/MT.

Fonte: Midia News

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s