Google desenvolve programa que legenda fotos automaticamente

São Paulo – Em breve, legendar fotos pode se tornar coisa do passado. Tudo por conta de um software que está sendo desenvolvido pelo Google e será capaz de cumprir essa tarefa sem a ajuda de humanos.

Basicamente, o que a nova tecnologia faz é identificar similaridades entre imagens e, a partir delas, descobrir padrões que possam ser úteis para descrever as fotos.

Esse procedimento é o mesmo realizado pelo nosso cérebro. Por isso, as legendas geradas com o programa por computadores parecem ter sido feitas por seres humanos.

“Descrever de forma precisa uma cena complexa requer uma representação profunda do que está acontecendo na cena, que capture como os vários objetos se relacionam e traduza tudo isso para uma linguagem que pareça natural”, afirmaram representantes do Google em nota divulgada na internet.

Espera-se que, no futuro, a nova tecnologia possa ser usada para facilitar a descrição de ambientes por robôs, a locomoção de cegos e a busca de conteúdo na internet – entre outras aplicações.

“Uma imagem pode falar mais que mil palavras, mas, algumas vezes, as palavras são mais úteis”, afirmaram os especialistas do Google envolvidos no projeto”. (Saulo Pereira Guimarães, de Exame.com)

Funciona: "Duas pizzas sobre um fogão com forno" foi a legenda do programa para a foto acima

Funciona: “Duas pizzas sobre um fogão com forno” foi a legenda do programa para a foto acima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s