Invasão brasileira faz Facebook bloquear comentários

Priscilla Chan e Mark Zuckerberg: esta foto ilustra o evento “Invasão de BR Hue na Postagem de Tio Mark”

Priscilla Chan e Mark Zuckerberg: esta foto ilustra o evento “Invasão de BR Hue na Postagem de Tio Mark”

São Paulo — Quem entrar na página de Mark Zuckerberg no Facebook vai notar que não é mais possível comentar os posts públicos exibidos nela. Ao que tudo indica, o inédito bloqueio de comentários é uma resposta a um grupo de brasileiros que resolveu perturbar (ou “trollar”) o fundador da rede social.

Comentários feitos por brasileiros apareceram aos milhares nos últimos dias, em diversos posts antigos de Zuckerberg. Podem ser vistos, por exemplo, no post de maio de 2012 em que Zuckerberg anuncia seu casamento com Priscilla Chan. Há quase 200 mil comentários nele – a maioria imagens e palavras sem sentido.

A trollagem também atingiu a mensagem que comunica que Zuckerberg se tornou (quase) vegetariano, em janeiro de 2011. Há mais de cem mil comentários nela. E esses são só dois exemplos. Outras publicações de Zuckerberg também foram atacadas pelos trolls.

A história toda parece ser uma brincadeira sem propósito claro. O site Tech Crunch relata que havia, no Facebook, um grupo chamado “Floodando Tio Mark”. Essa página não está mais no ar. Quando se tenta entrar nela, o Facebook exibe uma mensagem de erro.

Segundo o Tech Crunch, o grupo chegou a ter mais de 1.100 membros. A eles, eram propostos desafios que consistiam em atacar determinados posts de Zuckerberg. Um texto na página do grupo dizia que “o que acontece no grupo fica no grupo”, sugerindo que havia um pacto de silêncio entre os participantes.

Apesar de o grupo ter sumido, alguns desafios ainda estão no Facebook, na forma de eventos. Um deles tem o título “Invasão de BR Hue na Postagem de Tio Mark”. Começou em 12 de dezembro. Na página do evento, a usuária Alexia Rod escreveu que as pessoas deveriam ir preparando “imagens de zoeira” para iniciar o ataque à meia-noite do dia 12.

O bloqueio dos comentários parece ter começado na tarde de ontem. Os comentários mais recentes que encontramos na conta de Zuckerberg são desse período. Agora, o link Comentar não está mais presente na página do fundador do Facebook.

Para parar a trollagem, Zuckerberg apelou para um recurso que não está disponível para os usuários comuns. Diferentemente do Google+, o Facebook não permite desabilitar os comentários.

Fonte: Exame

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s